sábado, 19 de setembro de 2009

Técnica que utiliza dente devolve visão de cega nos Estados Unidos



Cega por quase uma década, Sharron "Kay" Thornton, uma avó amaericana de 60 anos que vive no estado do Mississipi, recuperou a visão depois que
médicos implantaram um dente dela em um dos olhos.

O procedimento, desenvolvido para pacientes cujos organismos podem rejeitar uma
córnea transplantada ou artificial, consiste em usar o dente como base para uma prótese de lentes minúscula e, assim, restaurar a visão.

Foi a primeira vez que a técnica, surgida na Itália e restrita a alguns centros da Ásia e da Europa, foi utilizada nos Estados Unidos.

A equipe médica do Bascom Palmer Eye Institute, da Universidade de Miami, extraiu um canino (também chamado de dente-olho) de Sharron. O cirurgião-dentista Yoh Sawatari fez um buraco no dente da paciente e enxertou nele uma lente acrílica.

O dente foi inserido sob a pele da clavícula de Sharron, onde permaneceu por três meses. Depois, foi colocado do centro do olho da paciente.

"Um buraco é feito na mucosa para a lente da prótese, que sai um pouco do olho e deixa a luz entrar, permitindo que o paciente volte a enxergar", diz um comunicado do Eye Institute.

'É um milagre'

Sharron havia perdido a visão em 2000, por causa da síndrome de Stevens-Johnson, uma doença rara que atinge a córnea. "Isso é verdadeiramente um milagre",
disse a paciente.

Depois da série de procedimentos cirúrgicos, ela teve as bandagens dos olhos retiradas há duas semanas. Poucas horas depois, Sharron já conseguia reconhecer objetos e rostos. Agora, segundo o Eye Institute, ela também é capaz de ler jornais.

"Estamos muito entusiasmados. Achamos que muitos pacientes podem se beneficiar", afirmou o chefe da equipe médica que cuidou de Sharron, Victor Perez.

"Imagine ficar com os olhos fechados por apenas uma semana... É impressionante o que você vê quando abre os olhos novamente", disse Sharron. "Estou ansiosa para ver meus sete netos mais jovens pela primeira vez."

* Com informações da France Press e Efe

Colgate deve mudar embalagem de creme dental


O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) determinou que a Colgate mude a embalagem do creme dental Colgate Total 12 e tire de circulação os anúncios em TV, internet e folhetos. A Procter & Gamble, fabricante da pasta dental Oral-B, questionou o slogan de que o concorrente “previne contra 12 problemas bucais e protege por 12 horas”. A empresa apresentou estudos afirmando que o efeito, para algumas dessas doenças, não dura o tempo alardeado. A Colgate diz que suas informações são “uma adaptação para melhor entendimento do consumidor” e que a eficácia de seu produto é “comprovada por 65 estudos publicados”.
Fonte:Folha de S. Paulo

EAPs podem ser proibidas de dar cursos

AE - Agencia Estado
SÃO PAULO - Entidades como hospitais, fundações e institutos podem ser proibidas de oferecer cursos de especialização lato sensu, reconhecidos pelo Ministério da Educação, caso parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) seja homologado pelo ministro Fernando Haddad. A medida atinge cerca de 150 instituições do País, como os hospitais Sírio-Libanês, Albert Einstein, Inca e Beneficência Portuguesa, escolas de negócios como FIA, Fipe, BSP e Dom Cabral e outras como Escola Paulista de Magistratura e a Superior do Ministério Público.
A proposta do conselho é que as autorizações dadas a essas instituições sejam revogadas a partir de 2010, abrindo espaço para que os programas continuem sendo oferecidos como cursos livres. Nesse modelo, não há necessidade de autorização para abertura da escola, não existem critérios para seu funcionamento e o certificado não é reconhecido pelo ministério - semelhante ao que ocorre com cursos de idiomas e artes.
A justificativa do CNE para o parecer está na proliferação de entidades que pedem o credenciamento com fins meramente comerciais, sem tradição de excelência na área de atuação. "O credenciamento especial se desvirtuou de seu objetivo, que era atender apenas centros de excelência e notório saber", afirma Milton Linhares, um dos relatores do parecer e ex-vice-reitor da Universidade Bandeirantes. "Hoje, instituições de alto nível em suas áreas não precisam da chancela do poder público para mostrar que têm credibilidade. Quem é bom vai continuar bom."
Para Antonio Carlos Ronca, também relator do texto e ex-reitor da PUC-SP, é melhor que o próprio mercado e a sociedade se encarreguem de dizer quais são os cursos bons e os ruins, sem envolver o ministério na autorização. "É preciso desregulamentar a intervenção do Estado nas coisas em que a regulamentação não é importante", defende. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Encontro odontológico reunirá 2 mil dentistas em Campinas

Mais de 2 mil dentistas de todo país devem se reunir em Campinas, de 24 a 26 de setembro, para o 18º Conclave Odontológico Internacional, que este ano tem como tema A Odontologia discutida na casa do dentistas. O evento promovido pela Associação dos Cirurgiões-Dentistas de Campinas (ACDC), é realizado a cada dois anos e acontecerá pela primeira vez na sede da entidade. O objetivo é abordar a Odontologia de forma mais abrangente sem sair do foco. A idéia central é que os dentistas possam literalmente se sentir em casa e desfrutar de todas as possibilidades que a ACDC oferece como biblioteca, salas de aula, clínicas, laboratórios e profissionais altamente qualificados.

O COIC contará com uma exposição comercial voltada para os cirurgiões-dentistas, com a presença confirmada das principais empresas do segmento, com a divulgação das principais novidades do mercado odontológico. Na programação científica o Conclave contará com palestras internacionais, como a do Dr. Hernán Velarde Rosauro, que ministrará curso abordando o tema: “Estética Dental: uma combinação de ciência e arte”, assunto em alta entre os dentistas do país.

Entre as principais atividades do COIC, destacamos a Prática Clínica ao Vivo, onde professores aplicarão procedimentos ao vivo em pacientes, transmitidos em tempo real aos congressistas e discutidos com grande embasamento científico. Destaque também para o Hands-on, que consiste em atividades laboratoriais nas quais o congressista terá a experiência de utilizar novos materiais, experimentar novas técnicas e equipamentos de ponta, sob orientação de professores de referência em suas respectivas especialidades. O Conclave terá ainda Conferências, cursos, seminários, workshops e painéis científicos.

Muitas atividades sociais serão realizadas durante o encontro internacional, como a Homenagem da ACDC aos ex-alunos e professores da PUC-Campinas – comemorando 60 anos do curso de odontologia da universidade, no dia 25 de setembro, segundo dia do Conclave. Confira toda programação do encontro no site www.acdc.com.br/coic

Resumo:
Data Oficial: 24 a 26 de Setembro / 2009
Horários:
Científico: das 08h00 às 19h00
Comercial: das 08h00 às 20h00
Local: Associação dos Cirurgiões-Dentistas de Campinas (ACDC).
Endereço: R. Francisco Bueno de Lacerda, 300 - Campinas - SP.
Bairro: Parque Itália.
Fone: (19) 3773 8080
Website: www.acdc.com.br

Maior evento da prótese mundial receberá cerca de oito mil visitantes em São Paulo


De 29 de outubro e 01 de novembro, São Paulo abrigará o 11º Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Dentária. O evento bianual, organizado pela Associação dos Protéticos Dentários do Estado de São Paulo (APDESP) é considerado o mais importante do mundo no setor e o maior em números. São cerca de 80 empresas expositoras na feira comercial, uma programação científica com mais de 100 temas diferentes, e um número recorde de participantes para o setor da prótese. Estão sendo esperados oito mil congressistas (incluindo participantes estrangeiros, principalmente de países latino americanos e da Europa), entre técnicos em prótese dentária, cirurgiões-dentistas, estudantes, ministradores nacionais e internacionais e representantes do comércio e da indústria do setor.

“A notoriedade do congresso hoje é tão grande que nessa edição estendemos a programação, em mais um dia, para proporcionar ao nosso exigente público uma diversidade de opções na grade científica e boas oportunidades na exposição comercial”, explicou o presidente da APDESP, Roberto Ken Uema. O Congresso também mudou de endereço e ocupará o Pavilhão Branco do Expo Center Norte. “Além da excelente localização próxima ao metrô – o que estimula a participação de congressistas de outras regiões – O Center Norte passou por uma reforma que o deixou ainda mais moderno e versátil e com uma estrutura de Centro de Convenções que foi inaugurada este ano”, completa Messias Lisboa de Moura, presidente do 11º Congresso Internacional.

Paralelamente ao Congresso, serão realizados dois importantes encontros. O IV Encontro Latino Americano das Associações de Prótese Dental, reunirá representantes de entidades da prótese dos países vizinhos como Equador, Peru, Chile, Uruguai e México. Além da troca de experiências, serão promovidos debates sobre a odontologia brasileira e a consolidação do mercado da prótese, que hoje representa 20% desse setor. Com o mesmo propósito, mas em escala nacional, haverá o Encontro Nacional de Presidentes de Associações de Prótese Dentária.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA – Um dos grandes atrativos do evento é sem dúvida a programação científica que engloba 200 horas de palestras, seminários, cursos nacionais e internacionais, conferências e workshops apresentados por ministradores de renome na prótese mundial incluindo nomes estrangeiros dos Estados Unidos, Japão, Suíça, Itália, entre outros. A adesão dos estudantes ao congresso é tão significativa que esse público ganhou uma programação especial, realizada em auditório exclusivo. Como uma grande “vitrine” a exposição de Mesas Demonstrativas e os Painéis Científicos será uma oportunidade para que acadêmicos e profissionais mostrem seu talento em trabalhos que abrangem importantes temas da prótese.

BONS NEGÓCIOS NA FEIRA COMERCIAL – Com a participação de cerca de 80 empresas do setor, a Expolabo será um dos locais de maior concentração de público durante os 4 dias de evento. O espaço reservado para a feira aumentou de tamanho e está 20% maior do que na edição anterior: são 2.720 m2 ocupados por empresas como a Dentsply, Ivoclar, Kota, Nobel, Talladium do Brasil, Caltini e Conexão,, que vão ditar as novas tendências do mercado na área da odontologia estética e prótese sobre implante.

SOBRE A APDESP - Fundada em 1976, a Associação dos Protéticos Dentários do Estado de São Paulo vem promovendo a união da classe protética, incluindo profissionais, acadêmicos, estudantes, indústria e comércio, por meio da realização de eventos científicos, sociais e comerciais. Atualmente, a entidade possui 15 departamentos e modernas instalações para melhor atender associados e visitantes de todos os estados do país.

11º Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Dentária
São Paulo - de 29 de outubro a 01 de novembro
Quinta e sexta: 10h - 20h / Sábado e domingo: 10h -18h
Local: Expo Center Norte – São Paulo
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333
Vila Guilherme - São Paulo - SP
Inscrições e informações: www.apdesp.org.br/congresso ou pelo telefone (55 11) 3287-1933
Adesões para sócios da APDESP:
Acadêmico: R$ 30,00
Auxiliar de laboratório: R$ 35,00
Técnicos em Prótese Dentária e Cirurgiões-Dentistas: R$ 60,00
Adesões para não sócios:
Acadêmicos : R$ 50,00
Auxiliares de laboratório: R$ 70,00
Técnicos em Prótese Dentária e Cirurgiões-Dentistas: R$ 140,00

Fonte: Assessoria de Imprensa