domingo, 9 de novembro de 2008

Tribuna também publica matérias do Edmundo Floss



Nosso muito obrigado ao querido Erich que gentilmente tem publicado nossas matérias no seu jornal "A Tribuna", lá na linda cidade de Piracicaba.

Confira os links

DISCRIÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO


UNIFORME - IDENTIDADE DO SEU NEGÓCIO

10 toques para o sucesso

Imprima e entregue à sua secretária !




* Atender sempre que possível ao primeiro toque – Não é agradável ficar esperando para ser atendido.
* Nunca dizer “ALÔ” – Deve-se atender à chamada identificando o local e a pessoa que está falando, por exemplo: “Consultório do Dr. Fulano. Fulana falando, bom dia”
* Ser cordial com a pessoa que estiver na linha – Preocupar-se principalmente com a boa educação e atenciosidade
* Não deixar a pessoa esperando – A pessoa não pode sentir-se “esquecida”. Caso a espera seja inevitável, sugerir alguma solução como : ligar mais tarde, anotando devidamente o recado, o horário que a pessoa ligou, com quem quer falar, tentar adiantar o assunto (mostrando a atenciosidade e preocupação em querer ajudar) e retornar o mais rápido possível
* Anotar sempre os recados – Não confie na memória
* Falar somente o necessário – A relação com a pessoa na linha deve ser de atenciosidade, mas sem exageros. A conversa deve ser apenas sobre assuntos necessários. Isto evita a sensação de “falsidade” com comentários muito intencionados. Outro fator é de não ocupar a linha por muito tempo (pode haver outro cliente querendo ligar). E ainda mostrar a objetividade, eficácia e profissionalismo do atendimento.
* Usar sempre termos fáceis de serem entendidos – Ser claro e objetivo ao falar
* Ouvir mais e falar menos – Procurar entender o que a pessoa deseja e dar-lhe uma solução
* Ter a resposta sempre pronta – Mostrar legitimidade das informações. Evitar se confundir ao dar alguma informação
* Despedir-se – A despedida deve ser da mesma forma cordial e sempre com alguma solução para a pessoa