sábado, 20 de fevereiro de 2010

Fixador de próteses dentárias é suspenso

A empresa GlaxoSmithKline (GSK) enviou um comunicado nesta quinta-feira (18) para anunciar que, por medida de precaução, decidiu interromper o fornecimento de seu fixador de próteses dentárias contendo zinco, o “Ultra Corega Selante Anti-Partículas”. A medida foi tomada de forma voluntária após a publicação de estudos que apontaram os potenciais riscos do uso excessivo e prolongado da substância.

Os fixadores de prótese da marca que não contêm zinco (Ultra Corega Creme Fixador de Dentaduras, Corega Fita Adesiva, Ultra Corega Pó, Super Corega Pó e Corega Pó Fixador) continuam sendo normalmente comercializados em todo o mundo, segundo o comunicado.

Embora o zinco faça parte essencial da dieta alimentar, há indícios de que o consumo excessivo de fixadores de próteses contendo zinco, ao longo dos anos, pode levar ao desenvolvimento de sintomas neurológicos como dormência, formigamento ou fraqueza nos braços e pernas, dificuldade para caminhar e de equilíbrio, e problemas sanguíneos como anemia.

Os relatos, de acordo com a empresa, são raros. “Se algum usuário tiver preocupação de ter usado produto em excesso, deve interromper o uso, consultar seu médico e usar uma alternativa sem zinco. O uso de quantidade excessiva de fixador pode ser um sinal de próteses mal adaptadas.

Os usuários devem consultar seu dentista regularmente para verificar o ajuste de suas próteses”, informa Howard Marsh, médico-chefe da GSK. No Brasil, o produto é comercializado há um ano e não há relatos de eventos adversos associados ao seu uso.Consumidores podem tirar dúvidas nos números 0800 0211529 ou 0800 0266001 e buscar informações complementares no site www.gsk.com.br.