terça-feira, 27 de julho de 2010

Dentistas de todo o planeta vêm ao Brasil para discutir os rumos da saúde bucal

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil crianças de 12 anos de idade têm média de 2,8 dentes cariados, perdidos ou obturados. O problema se repete em diversos países: dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 60% da população infantil mundial têm cárie. É nesse contexto local e global que o Brasil recebe a comunidade odontológica internacional entre os próximos dias 2 e 5 de setembro, em Salvador (BA), quando o país sedia a edição de 2010 do Congresso Anual Mundial da Federação Dentária Internacional (FDI’2010).

A epidemia global de cárie é um dos principais assuntos abordados pela programação do evento, cujo tema é Saúde Oral para Todos: Desafios Locais, Soluções Globais. Numa série de atividades científicas, a doença será investigada como um desafio persistente e que demanda soluções urgentes: ainda segundo o Ministério da Saúde, na adolescência a média de dentes cariados, perdidos ou obturados sobe para 6,2, chegando a 20,1 entre adultos e 27,8 nos idosos. Entre as estratégias que serão apresentadas e discutidas no FDI’2010 estão o planejamento de recursos humanos odontológicos, o aumento da conscientização do cirurgião-dentista em relação ao cuidado e ao controle da cárie e a ampla aplicação de políticas públicas como a fluoretação de águas de abastecimento.


Incidência de cárie (Fonte: Atlas da Saúde Bucal/FDI)


Os motivos da persistência do problema também serão avaliados. Em 1981, a OMS e a FDI formularam metas para a saúde bucal no mundo, que deveriam ser atingidas até o ano 2000. Segundo essas metas, 85% da população deveriam ter todos os seus dentes aos 18 anos de idade. No Brasil, conhecido outrora como uma nação de desdentados, já se extrai menos três milhões de dentes por ano. Isso se deve, em parte, à recente adoção de políticas públicas específicas para a saúde bucal, mas o Brasil ainda sofre de má distribuição de recursos humanos e materiais em odontologia e de uma série de outros problemas que ainda se impõem à ampla promoção da saúde bucal em todo o território.

Multidisciplinar e socialmente consciente – A programação científica do FDI’2010 conta com mais de 150 atividades desenvolvidas por especialistas de todos os continentes, e são distribuídas em quatro grandes áreas: promoção de saúde e como o cirurgião-dentista pode colaborar com ela, com destaque para o entendimento das doenças que ocorrem regional e mundialmente e em como enfrentá-las; tecnologia e clínica odontológicas, principais inovações, materiais e técnicas cirúrgicas, entre outros; perspectivas e futuro da ciência, abordando também o que vai mudar no atendimento do paciente; e odontologia integrada a outras áreas da saúde.

As grandes questões da saúde bucal ao redor do mundo também serão discutidas no Parlamento Mundial da Odontologia, espaço do FDI’2010 destinado a reuniões de associações odontológicas de mais de 140 países que compõem a FDI – entre elas a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), que tem a maior representatividade – para debater e definir os rumos da odontologia mundial, através de fóruns abertos e reuniões das Assembleias Gerais da entidade.

SERVIÇO

FDI’2010 - Congresso Anual Mundial de Odontologia da FDI - Tema: Saúde Oral para Todos: Desafios Locais, Soluções Globais
Data: 2 a 5 de setembro de 2010
Local: Centro de Convenções da Bahia, Salvador (BA)
Programação científica com 150 atividades multidisciplinares realizadas por especialistas de todos os continentes
Exposição da indústria mundial com cerca de 300 expositores de todo o planeta apresentando os avanços tecnológicos da odontologia, novos equipamentos e produtos para as mais variadas finalidades
Parlamento com cerca de 350 representantes das associações que integram a FDI, vindas de mais de 140 países, e dezenas de reuniões de comissões, estabelecendo a direção estratégica da organização e adotando as declarações de política da entidade mundial, que influenciam as várias especialidades do mundo da odontologia

O que é a FDI – Entidade máxima da odontologia mundial, a FDI reúne 1 milhão de cirurgiões-dentistas de todo o mundo, representados por 140 entidades, e, através de seus diversos fóruns, exerce influência na promoção da saúde bucal em todas as populações. Para a edição de 2010 do seu Congresso Anual Mundial, a entidade escolheu como sede a cidade de Salvador (BA), evidenciando a relevância que o Brasil tem internacionalmente e oferecendo aos profissionais da odontologia brasileira oportunidades de interação com a comunidade internacional.