terça-feira, 9 de dezembro de 2008

FUJA DAS FRASES, NOTÍCIAS E PESSOAS NEGATIVAS E DÊ UM SHOW DE VENDAS NESTE NATAL.



Cida Silva
Diretora e Instrutora da En Theos Consultoria e Treinamentos


Tudo ia muito bem, as pessoas animadas, as vendas aumentando, empresários comentando que nunca se viveu uma época tão boa. Com a economia mais estável, com relação a outras épocas, a expectativa para o final de 2008 era das melhores, até que um dia fomos bombardeados pela imprensa falada e escrita, sobre uma crise americana. Um monstro que em princípio era pequeno, hoje cresceu um pouco mais e já assusta o mundo inteiro.
Trazendo o medo de não vender, o medo de demitir e ser demitido, de falir ou abrir concordata. Pois bem, neste momento devemos parar, analisar e refletir.

ESTA É A PRIMEIRA CRISE QUE VIVENCIAMOS?
Quem se lembra da Era Collor do confisco do dinheiro?
Há crise maior que a que está vivenciando o povo catarinense?
Neste momento a crise americana para eles não representa absolutamente nada diante de tanta tragédia e perda.
Não estou e jamais pretendo passar a idéia de que uma situação justifica a outra, porém o que precisamos é de entender, perceber o que e como o empresário, vendedor, atendente, empregado, precisam fazer para que as coisas não fiquem ainda piores.

FUJA DE PESSOAS NEGATIVAS:
Precisamos neste momento conversar, trocar idéias com profissionais motivados e empreendedores criativos que irão nos ajudar a manter o nosso nível de entusiasmo e credibilidade.

PROCURE NOTÍCIAS BOAS:

Ficar atento e por dentro das notícias é importante. Ficar o dia todo com o rádio e TV ligados, ou lendo jornais e revistas somente sobre a crise americana é perda de tempo e energia. Isso só irá reforçar nosso desânimo. Da mesma forma, procure ler e ver notícias sobre quem está se saindo bem no meio desta turbulência.

TREINE, TREINE, TREINE:
O treinamento deverá ser diário e constante através de palestras, livros, artigos de revistas, internet, vídeos, programas de TV. Hoje, temos em várias emissoras ótimas palestras com Daniel Godri, Luis Marins, Içami Tiba, padres e pastores, falando sobre os mais diversos temas que nos ajudam a nos automotivar e acreditar em dias melhores. Nos momentos em que a loja estiver com pouco movimento, converse com sua equipe sobre coisas positivas ao invés de fazer terrorismo. Essa é também uma forma de treinamento e uma equipe bem conduzida e motivada venderá melhor.

VENDA SUA IMAGEM:
Se o cliente passar em frente à sua loja e perceber os vendedores com uma postura que demonstra ânimo, alegria e disposição, as chances dele entrar e comprar serão maiores do que se ele encontrar pessoas cabisbaixas, encostadas no balcão, nas gôndolas, ou sentadas, debruçadas em mesas, fora da loja conversando com outros colegas ou vizinhos de outras lojas.

NA CRISE HÁ AQUELES QUE CHORAM E HÁ AQUELES QUE VENDEM LENÇOS:
Prefira fazer parte do segundo time, dos que vendem lenços, dos que empreendem. Como fazer?
Comece fugindo das frases negativas. Quando alguém perguntar tudo bem? Ao invés de responder tudo mal, o movimento está fraco, o cliente não aparece, a crise está brava, este Natal será o pior dos últimos anos, etc., troque comentários positivos: estou ótimo, as vendas estão melhorando, hoje foi bom, amanhã será melhor ainda.
Não quero dizer que temos que nos enganar e sim acreditar que a força do pensamento + ação = sucesso. Isto não fui eu que inventei, a neurolinguística já fez esta comprovação há muito tempo.

LIDERE PELO EXEMPLO:
É impossível ter uma equipe de vendas forte com uma liderança fraca. Para você que é gerente ou proprietário, vai uma dica que é velha, mas que nunca deixará de ser uma verdade: “Sua equipe tem a sua cara”. Você é o espelho em que todos se miram para conduzir o trabalho, por isso:
* Seja o primeiro a chegar à loja, se não for possível, mostre para a equipe o porquê da sua ausência. Motivos fúteis não valem.
* Cuide da apresentação: Barba feita, cabelos cortados, roupa adequada e alinhada. Para as mulheres cabelos, unhas, roupas, maquiagem em ordem e harmonia. O cliente gosta e possui necessidade de ser atendido por pessoas iluminadas. Você investiu na sua decoração e iluminação da sua vitrine? Então, mãos à obra ilumine agora você. Não adianta nada manter uma loja bem decorada com produtos e embalagens atraentes se a equipe, a começar pelo dono, estiver apagada.

“NADA VEM DE GRAÇA, NEM O PÃO NEM A CACHAÇA”:
Em épocas de crise temos que redobrar nossos esforços, sair da zona de conforto e entrar em ação, seja ela física ou mental. Uma das maneiras é tirar o “S” da palavra CRISE transformando-a em CRIE. Criar uma nova estratégia, criar uma maneira diferente de atender, criar uma metodologia diferente de trabalho, uma maneira diferente de divulgar seu produto ou serviço, uma campanha de vendas inusitada. Sair da mesmice nos impulsiona a resultados diferentes.
E lembre-se: Você não está sozinho no meio desta confusão, todos nós, em momentos de crise, recebemos pedras. A diferença está nas nossas escolhas. Há aqueles que escolhem construir pontes e caminhos, enquanto outros escolhem construir seus próprios túmulos e se enterrarem vivos. Esperam lamentando, sofrendo, chorando que as coisas melhorem para que possam sair de lá. Cuidado com esta postura inadequada. Enquanto você se esconde a fila anda e o rio continua seguindo em direção ao mar, com todos os obstáculos que encontra.

Muito sucesso a todos. Boas vendas e um ótimo Natal!!!