quarta-feira, 13 de agosto de 2008

SORRISO FORÇADO



O dentista no Mercado Livre


Você já buscou os termos ODONTOLOGIA e DENTISTA no Mercado Livre? Pois eu fiz isso e achei algumas pérolas. Confira e veja como a classe oferece seu serviço

* VENDA DE PLANOS ODONTOLÓGICOS - Leia a seção de perguntas e respostas
* DENTISTA 24 HORAS - O profissional não dorme se o dente doer
* CADEIRA ANTIGA - Será que o valor está correto ?
* COBRE PLANO ? NÃO TRABALHO COM PLANO DE SAÚDE - Dentista à toda prova
* PARA DEIXAR NA SALA DE ESPERA - Queria ler esse livro !
* FILME DE TERROR - "O Dentista" é um filme de terror. E note a capa !
* A VIDA SECRETA DOS DENTISTAS - Quem sabe seu colega de classe não é o James Bond!
* O DENTISTA JAMES BOND ... BOND BOCA - O mesmo de cima
* QUER UM PRESENTE ? PEÇA AO SEU PACIENTE - Bom ... sem comentários ...

Termos inadequados

Essa está na internet :

O Dicionário de Termos Médicos de Manuel Freitas e Costa acolhe a forma mal oclusão, que tem por sinônimo o termo anaraxia.
Trata-se de uma forma que, do ponto de vista ortográfico e morfológico, não parece recomendável, uma vez que, se a sua formação tem por modelo a palavra malformação ou malfeitoria, o lógico seria "maloclusão". Mas mesmo esta última forma não é satisfatória, porque, como o Dicionário Houaiss indica, são raros as substantivos que integrem o prefixo mal- e que não sejam derivados de adjetivos ou de verbos: por exemplo, malfeitoria deriva de malfeitor, e malogro, de malograr (mal lograr).
O caso de malformação é explicado ou por derivação do verbo malformar — ou seja, seguindo a tendência de malfeitoria e malogro —, ou pelo uso de mal em lugar de má (malformação «má formação»). Se assim é, "maloclusão" teria por origem mal (= má) oclusão, porque não a podemos derivar de malocluso ou de malocluir, que não se encontram atestados.
Por outro lado, considerando que só devemos criar palavras compostas quando elas trazem um novo conceito, seria de aceitar que «má oclusão» é que é a expressão correta, em que o adjetivo é aplicado de acordo com a linguagem usual, opondo-se a «boa oclusão».
Com a expressão em apreço não se cria, portanto, um novo conceito, porque apenas se faz referência à qualidade da oclusão. Deste modo, não é necessário o hífen.
Em suma, constata-se que entre médicos se usa "maloclusão" (forma preferível a mal oclusão), apesar de se tratar de um uso discutível. No entanto, não parece incorreto usar «má oclusão», sem hífen, pelos motivos atrás apontados.

Você pode postar um comentário em meu blog


Gostaria de lembrar que você pode postar um comentário em meu blog. Ao pé de cada inclusão existe o temo : COMENTÁRIOS. Basta clicar lá e deixar sua opinião, crítica, enfim, expressar o seu pensamento. Não pense duas vezes ! Faça isso agora ! Será uma satisfação ouvi-lo !!! Se você não possui cadastro no YAHOO, você pode postar com identificação diferente ou até como anônimo. Caso queira se comunicar comigo, vai lá : edmundofloss@yahoo.com