segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

País terá uma produção anual de 83 mil próteses dentárias

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Brasil Sorridente, entregará em fevereiro investimentos para custeio de próteses.

De acordo com o Ministério da Saúde, por ano 19 municípios vão receber R$ 5 milhões. A verba será destinada a Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs), com essa ampliação o Brasil terá capacidade de produzir 83 mil próteses por ano, em todo o país o número passará para 780 laboratórios.

Para a odontóloga Christiane Toriy, tutora do Portal Educação, a saúde bucal dos brasileiros só vai realmente melhorar quando o foco da odontologia for alterado para uma odontologia preventiva ao invés da curativa. “Por isso, de nada adianta sermos o país com maior numero de dentistas do mundo, se a grande parte da nossa população não tem acesso às condições básicas de higiene bucal”, destaca a odontóloga.

Programa
Desde 2004 o Programa Brasil Sorridente implantou, pela primeira vez, políticas e ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. Só em 2010, o programa investiu R$ 600 milhões em saúde bucal. O aumento da oferta de serviços públicos de saúde bucal e de ações preventivas poupou a extração de 400 mil dentes, por ano, no país.

O Programa oferece tratamentos como canal, cirurgias, intervenções estéticas e exames para detectar câncer bucal. Os atendimentos são realizados nos 853 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que no ano passado tiveram 25 milhões de atendimentos.