terça-feira, 30 de setembro de 2008

Querem enforcar - DE NOVO - o Tiradentes !


A atitude do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo de distribuir mais uma vez num único ano, no mês de outubro, a Medalha e a Comenda Tiradentes é, antes de mais nada, um ato de banalização desta que é a maior homenagem da odontologia Paulista.
Quando criada em 1992, havia uma regra de a mesma ser entregue às principais personalidades apenas no mês de abril, quando se comemora o 21 de abril, ou seja a data lembrada ao mártir Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono da classe odontológica. Agora a mesma será distribuída também no mês em que se comemora o dia do dentista. Pura banalização, "carne de vaca". Isso sim !
Isso é uma forma de banalizar uma láurea e indicar personalidades que não desenvolvem qualquer trabalho científico à causa odontológica. Ainda mais vindo de um órgão que sempre se manifestou sobre o controle de se criar novas faculdades de odontologia, para não saturar o mercado.
Ou é medo de que as lideranças paulistas estão ficando idosas, venham a sumir do mapa de um um dia para o outro, ou existe a falta da critérios bem definidos para ela. Ou é assumir que não existe a visualização de novas lideranças.
É preciso se ponderar pois o que vem sendo feito igualzinho a ter a o Copa do Mundo todo ano e não mais a cada quatro anos.
Sugiro repensar o ato, invés de enforcar - DE NOVO - o velho Tiradentes !