quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Conselho de Odontologia restringe uso do botox entre CDs

Uma resolução (nº CFO-112) publicada no Diário Oficial da União em 5 de setembro proíbe cirurgiões-dentistas de usarem botox para realizar operações estéticas como preenchimentos na face e nos lábios de pacientes. A decisão foi tomada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), após assembleia entre os presidentes dos conselhos regionais realizada em 25 e 26 de agosto de 2011. A nova norma também vale para o ácido hialurônico, substância usada como hidratante da pele para prevenir rugas.

O CFO defende que as operações de correção estética não pertencem à área de atuação do cirurgião-dentista. O texto ainda cita a falta de evidências científicas que suportem a aplicação do botox em Odontologia e a ausência de condições seguras para o uso dessas substâncias na literatura médica.

A nova regra entra em vigor a partir desta segunda-feira. O botox ainda poderá ser usado em operações que sejam apenas para fins terapêuticos. Já o ácido hialurônico não poderá ser usado em nenhum tipo de operação até que provas científicas esclareçam melhor o uso dessa substância na área de atuação de cirurgiões-dentistas