segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Palestrantes e participantes em eventos

Hoje em dia é muito comum a participação em palestras, workshops e seminários. Saber se comportar adequadamente, porém, nem todos sabem.
Tanto o palestrante quanto o participante precisam saber como se portar e respeitar as demais pessoas.

Vamos listar alguns cuidados que, tanto palestrantes como participantes devem ter ao participar de um evento.

Com relação aos palestrantes:

· Não basta apenas dominar o assunto. É preciso se preparar para transmiti-lo com clareza, tornando sua apresentação dinâmica e atraente. Mas, lembre-se sempre, o que vale é o conteúdo.

· Não atrase. Chegue 1 hora antes do horário marcado, para testar o equipamento e acertar os detalhes finais. Comece e termine dentro do horário e tempo previstos para sua participação.

· Evite gracinhas e brincadeiras desnecessárias. Um pouco de descontração, um caso interessante podem enriquecer sua apresentação, mas não faça desse momento um show de piruetas e gracejos.

· Mantenha sempre o bom humor e receba as perguntas feitas com atenção e simpatia. Se for procurado após sua apresentação, mesmo cansado, mantenha o bom humor e seja agradável com as pessoas.

Com relação aos participantes:

· Quem se inscreve para uma palestra, seminário ou workshop deve ter em mente que não basta apenas o certificado. A participação também é importante. Mas evite perguntas chatas e inconvenientes, que só servem para deixar o palestrante numa grande saia justa.

· Quem vai participar também deve observar o horário de início do evento, chegar com antecedência e procurar um lugar. Nada de sair antes do final. É uma tremenda descortesia com o palestrante.

· Se vai precisar sair antes do acabar, escolha o lugar mais próximo da saída e saia discretamente sem fazer barulho. Da mesma forma não bata palmas ou faça perguntas fora de hora.

· Procure não desviar sua atenção, principalmente se pretende perguntar alguma coisa. É muito deselegante questionar sobre o que acaba de ser abordado apenas porque você se distraiu e perdeu essa resposta.

· Ao abordar o palestrante no final do evento, seja breve. Nada de consultas particulares. Lembre-se de que ele é um profissional. Se quiser resolver algum assunto particular, procure-o em seu escritório. (www.orm.com.br)