sábado, 14 de fevereiro de 2009

Os sete principais erros de gestão

A experiência no ramo de consultoria nos tem mostrado, a cada dia, muitos erros de gestão que poderiam ser evitados se fossem utilizadas algumas das ferramentas da administração, como o planejamento. É incrível o número de empresas que não se preocupa em saber quanto crescerá ou mesmo como o mercado está reagindo à estratégia por ela utilizada naquele momento. Decisões são tomadas todos os dias por empresários mas, quando se fala em planejamento e conhecimento profundo da própria empresa, muitos executivos encontram-se desesperados.

Destacamos os sete erros mais comuns nas micro, pequenas, médias e até mesmo nas grandes empresas, porém, nestas últimas - onde a gestão é mais profissional -, o balanço é positivo entre os erros e acertos.

1) ARROGÂNCIA
Grande parte dos desastres acontece quando alguém acredita que não precisa mudar porque considera todo processo (e si próprio) bom demais ou inatingível. Essas empresas, na maioria das vezes, são geridas por pessoas que não se adaptaram às mudanças mercadológicas no tempo necessário. Elas acreditam que o que vale na administração de seus negócios são, somente, suas experiências passadas, tornando-se inflexíveis diante de auxílios de consultorias
atuais. Têm receio de mudar a maneira de gerir supondo que, ao invés de aumentarem os lucros da empresa, possam vir a ter prejuízos.

2) NÃO DEIXAR OS COLABORADORES ERRAREM:

É sempre um erro não deixar que as pessoas aprendam com os seus próprios tropeços. Há duas razões para deixar os colaboradores errarem: eles descobrem por si as conseqüências de suas falhas, ao mesmo tempo em que testam os limites do processo que usam.

3) TENTAR GERIR PELA CRÍTICA E MEDO

Ao optar por este estilo de gestão, o empresário não só inibe as iniciativas e a criatividade da equipe como também não ensina aos seus colaboradores a desempenharem a sua função.

4) RESERVAR AS TAREFAS MAIS ATRATIVAS PARA SI PRÓPRIO

A função do gestor é delegar para sua equipe e não competir com ela. Além disso, se ele não delega, perde a sua função de gestão ganhando apenas uma função técnica.

5) NÃO EDUCAR OS CLIENTES
Quando os clientes não compreendem as condições particulares sob as quais a sua equipe trabalha, fazem exigências desmedidas. São pedidos que, para eles, parecem razoáveis, mas que estão muito além da capacidade de resposta dos seus colaboradores. Se apenas lhes disser "não" o cliente pensará que não querem atendê-lo. Educar os clientes é um processo que depende da construção de uma boa relação entre as partes. Sendo assim, é preciso
criar uma verdadeira parceria, na qual as duas partes assumam a responsabilidade pelo sucesso de ambas. Isso pode envolver, por exemplo, um convite para que o cliente participe de algumas sessões de planejamento de seu produto ou estratégia.

6) NÃO FORMAR NEM DESENVOLVER OS COLABORADORES
Para evitar este erro, é necessário garantir que cada elemento da equipe receba a formação necessária para o bom desempenho das funções atuais e prepará-los para tarefas mais exigentes e funções mais desafiadoras.

7) DESISTIR QUANDO TUDO PARECE DIFÍCIL

Provavelmente, este só é um erro de gestão quando se desiste cedo demais. A maior parte das vezes, a insatisfação é transitória, então, desistindo antes da hora, pode-se perder oportunidades de ouro.

Orium Consultoria Empresarial
Publicado: Imagem & Negócio -Ano I Edição I Dezembro/2006 (Jornal Interno Lila Maria Trajes Corporativos)

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