sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Tudo pelo cliente



* Escolha com clareza uma estratégia de marketing para sua empresa, definindo que parte do mercado você quer atingir. Se necessário, utilize os serviços de uma consultoria especializada.
* Faça uma revisão em sua postura empresarial. Esteja mais presente nas ações de compra e venda e negocie pessoalmente com os bancos.
* Renegocie com fornecedores para baixar preços, repassando as vantagens conseguidas a seus clientes. Isso torna o produto mais competitivo no mercado.
* Estude os produtos ou serviços, preços, estratégias e clientes de seus concorrentes.
* Verifique se o processo de vendas da empresa não é muito burocrático e cansativo para o cliente. Esse item pode ser fator de insatisfação.
* Treine o pessoal da linha de frente. Estudos comprovam que funcionários bem preparados e com poder de argumentação elevam as vendas entre 10 e 20%.
* Faça reuniões com todos os funcionários da empresa, explique o trabalho que está sendo feito para conquistar clientes. Pessoal de vendas, cobrança, atendimento, distribuição e limpeza, todos têm de comprar a idéia. Não adianta você desenvolver uma excelente mala-direta e sua telefonista perder o cliente por atendê-lo mal em sua ligação de retorno. Busque também com seus funcionários sugestões de melhorias.
* Comunique-se eficazmente com seu público-alvo, por meio de pesquisa ou de conversas. O dono do negócio, de preferência, deve conversar com seus clientes, perguntando como foram atendidos, qual produto necessitam, o que poderia ser melhorado na estrutura etc. Para o envio de correspondência ou contato telefônico, será preciso manter um cadastro de clientes habituais e potenciais atualizados. Isso facilita também o trabalho de televendas, de telemarketing e de pró-venda. Lembre-se : custa cinco vezes mais conquistar um novo cliente do que manter um antigo. Cadastro, atualizado, é fonte de receita.
* Fixe uma política de comissionamento de vendas para seus colaboradores. Mesmo que seja por períodos determinados. Estipule metas motive sua equipe de vendas a atingi-las.