terça-feira, 6 de novembro de 2012

Hepatite e o dentista

    A Hepatite C é uma doença silenciosa que atinge 1 em cada 33 pessoas no planeta. É transmitida pelo vírus VHC, transmitido quando o sangue contaminado entra na corrente sanguínea. Entre 70% a 85% das infecções pelo vírus da Hepatite C transformam-se em casos crônicos, podendo até evoluir para doenças mais graves, como cirrose e câncer de fígado. No Brasil, aproximadamente 3 milhões de pessoas podem ter tido contato com o VHC.

   Profissionais de saúde, como os cirurgiões-dentistas, expostos ao risco ocupacional, formam um dos grupos de alto risco, por estarem constantemente em contato com sangue. O mesmo vale para seus auxiliares e equipes de limpeza. Preocupado com essa importante questão de saúde pública, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) inicia, em 22 de outubro, a Campanha para detecção do Vírus da Hepatite C em vários pontos de São Paulo.
   
   “É uma iniciativa da maior importância, pois a detecção precoce amplia as chances de cura”, comenta Emil Razuk, presidente do CROSP. “É um exame rápido, com resposta em menos de 10 minutos. É imprescindível que todos façam; lembro que também estaremos realizando o teste para os familiares dos nossos colegas sem quaisquer custos”.