Dentista é o profissional capacitado na área de odontologia, podendo ser chamado de médico estomatologista (estômato = cavidade oral) . A atividade pode ser executada em consultório próprio ou em âmbito público.
Visitas ao dentista consistem, na maioria das vezes, em revisão da integridade e higiene dos dentes, incluindo limpeza e profilaxia. Devem ser repetidas a cada seis meses, com o objetivo de manter os dentes em um estado adequado e evitar que se desenvolvam problemas bucais.
O dentista forma-se em faculdade como cirurgião-dentista, ele pode optar por várias especialidades tais quais: odontopediatria, odontogeriatria, especialista em pacientes especiais, endodontia, periodontia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo facial (CTBMF), dentística restauradora, saúde coletiva, odontologia legal entre outros.
Nos dias atuais o Cirurgião-dentista sai da faculdade voltado para a prevenção, graças à intervenção dos ministérios da Saúde e da Educação que dão um valor maior as faculdades que optam pelo eixo da saúde coletiva.
O Cirurgião-dentista é único o profissional da saúde do Brasil que se encontra cientificamente e legalmente apto para tratar as alterações do sistema estomatognático e estruturas anexas, sejam alterações congênitas ou adquiridas.
No Brasil, o dia nacional do Cirurgião-Dentista Brasileiro foi estabelecido como 25 de outubro, dia em que se comemora a data de criação da primeira Faculdade de Odontologia ( Medicina e Arte Dentária) na Bahia. A Santa Apolônia é padroeira dos dentistas, sendo uma mátir da Igreja Católica por manter sua fé em Jesus Cristo mesmo sob tortura, onde sofreu fraturas de ossos facias e de elementos dentais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário